Fabio Zanon, violão (Brasil)
Violonista que conquistou os três maiores concursos de violão clássico do mundo — GFA, Pittaluga e Tárrega — retorna ao Japão após 8 anos!
Fabio Zanon ©Heloisa Bortz

Concerto em Tokyo
21/10/2025 (terça-feira)
Início: 19:00 (entrada a partir das 18:30)
Local: Hakuju Hall
〒151-0063 Tokyo-to, Shibuya-ku, Tomiyaga 1-37-5
Programa (Tokyo)
Domenico Scarlatti
Sonata in C Minor, K.11/L.352/P.67 Allegro
Sonata in F Major, K.446/L.433/P.177 Pastoralle
João Luiz Rezende
The Mountains I Climb
Johann Sebastian Bach
Lute Partita in C Minor, BWV 997 (arr. for guitar)
Heitor Villa-Lobos
Choros No.1
Prelude No.4
Etude No.4
Etude No.5
Etude No.10
Francisco Mignone
12 Etudes for Guitar (excertos)
No.4 Allegro Scherzoso
No.6 Assai Vivo
No.7 Cantiga de Ninar, Molto Lento
No. 8 Allegro
No. 9 Allegretto Moderato
Ingressos (Tokyo)
Geral: ¥4.000 (assentos livres)
U25: ¥3.000 (até 25 anos de idade, assentos livres)
Venda de ingressos:
Ticket Pia (P Code: 303-537)
http://ticket.pia.jp/pia/event.ds?eventCd=2524808
Biografia
Fabio Zanon é um dos artistas brasileiros de maior prestígio internacional.
Vencedor dos dois mais prestigiados concursos internacionais de violão – o Certamen Francisco Tárrega, na Espanha, e o Concurso da Guitar Foundation of America (GFA), nos Estados Unidos – além do Concurso Internacional de Alessandria, na Itália, Fabio é amplamente aclamado por suas interpretações que aliam imaginação artística, rigor interpretativo e uma sonoridade poderosa.
Sua atuação como regente, educador e divulgador da música clássica tem contribuído significativamente para inserir o violão em uma perspectiva cultural mais abrangente.
Como solista, apresentou-se em mais de 50 países, em salas de prestígio como o Royal Festival Hall e o Wigmore Hall, em Londres; a Philharmonie, em Berlim; e o Weill Hall at Carnegie, em Nova York. No Japão, realizou apresentação especial para Sua Majestade, a Imperatriz Michiko, em 2017.
Em 2021, criou o podcast Lira, do IREE Cultura, dedicado a uma ampla gama de temas relacionados à música. Concebeu, escreveu e apresentou cerca de 200 programas para a Rádio Cultura, incluindo as séries A Arte do Violão e O Violão Brasileiro, atualmente adotadas como material didático em instituições de ensino musical.
Fabio iniciou seus estudos com seu pai e, posteriormente, foi aluno de Antonio Guedes, Henrique Pinto e Edelton Gloeden, este último na Universidade de São Paulo. Em 1990, mudou-se para Londres, onde estudou com Michael Lewin na Royal Academy of Music, além de participar de masterclasses com Julian Bream e John Williams. Obteve o título de mestre pela Universidade de Londres.
É também autor do livro Folha Explica – Villa-Lobos e possui uma discografia diversificada, com lançamentos por selos como Musical Heritage, Decca, BIS, SOMM e Naxos. Atualmente, suas gravações solo são lançadas com exclusividade pela GuitarCoop.
Realização
Consulado-Geral do Brasil em Tóquio
Kinoie Event
Patrocínio
Instituto Guimarães Rosa (IGR)
Apoio
Embaixada do Brasil no Japão
Consulado-Geral do Brasil em Nagoia
Outros concertos: