Isabel Calado & Michio O’Hara
Programa
D. Scarlatti, Sonata K.88
João Cordeiro da Silva, Sonata Do menor
Carl Stamitz, Duet Fa maior
J. Ch. Bach, Sonata para 4 mãos Lá maior
e outros
Nagoya
15/02/2026 (domingo)
13:30 e 16:30 (2 concertos)
Local: Studio Vivace
Nagoya-shi Higashi-ku Sunadabashi 2-1-S
Entrada: 3000 Yen com reserva / 3500 Yen sem reserva
Tokyo
22/02/2026 (domingo)
14:00
Local: Geppakutei
Tokyo-to Toshima-ku Kita-Otsuka 3-18-23
Entrada: 3500 Yen com reserva / 4000 Yen sem reserva


Biografia
Isabel Calado – Cravo e Pianoforte
Intérprete de cravo. Apresenta-se regularmente, como solista e integrada em vários grupos de música de câmara e orquestras, em concertos em vários países europeus, como Portugal, Espanha, França e Reino Unido, nos Estados Unidos, no Brasil, em Singapura e no Japão. Das orquestras com as quais trabalhou destacam-se a Orquestra do Algarve, a Orquestra Barroca de Nagoya, a Orquestra Com.Cordas e a Orquestra do Norte – além da interpretação do cravo, dirigiu esta orquestra em concertos em 2015. Dos grupos de música de câmara com os quais trabalhou destacam-se o Musica et Tempora, o Ensamble dos Biscaínhos e a parceria de longa data com o tenor, residente no Reino Unido, Márcio da Rosa.
Desde 2015 publicou diversos CDs. A sua discografia a solo inclui: Toccatas, Sonatas e Minuetos de Autores Portugueses do século XVIII, Huitiéme et Douziéme Ordres de F. Couperin, Sonatas Prussianas de C. P. E. Bach, gravados pelos Estúdios Rangel, Porto, Probestücke de C. P. E. Bach, Quatre Suites de Pièces de Clavecin de J. B. de Boismortier e Obras para instrumento de tecla em três cidades de Portugal. Também gravou Sonatas de D. Scarlatti no único cravo português original de 1758 da autoria de J. Antunes que se encontra no Museu da Música em Lisboa, Portugal, no âmbito do projeto internacional Maratona Scarlatti. Em 2017 lançou o CD Canções Populares Portuguesas em parceria com o tenor Márcio da Rosa, o segundo CD em 2019 e o terceiro em 2023. Gravou o CD “Modinhas” em parceria com a soprano Iria Perestrelo e o CD “É amor a lei suave” com a soprano Liliana Coelho.
Em 2021 publicou o primeiro livro de peças fáceis para cravo, edições AVA.
Paralelamente à atividade performativa, leciona cravo e baixo contínuo no Conservatório de Música do Porto. Leciona Master Class de cravo e música de câmara anualmente em Nagoya, Japão, desde 2015.
Relativamente à sua formação: iniciou o estudo do cravo na escola onde atualmente leciona, o Conservatório de Música do Porto; concluiu a licenciatura bietápica em Música, variante instrumento e ramo cravo na Escola Superior de Música de Lisboa em 2006, o Mestrado em Ensino da Música na Escola das Artes da Universidade Católica, polo da Foz no Porto em 2011 e o Doutoramento em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa em 2016.
Recebeu em 2005 um prémio de mérito atribuído pelo Instituto Politécnico de Lisboa.
É médica, licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e especialista em Patologia Clínica.
Biografia
Michio O’Hara – Cravo e Pianoforte
O’Hara, natural de Nagoya, Japão, dedica-se à interpretação de música antiga em instrumentos de tecla históricos, cravo e Pianoforte. Da sua carreira concertista como solista destacam-se as suas participações no festival de música antiga “Alte Musik Treff” de Berlim, Alemanha, em 2005; no ciclo de concertos em Schleswig-Holstein, Alemanha, em 2006; nos concertos comemorativos dos 250 anos da morte de Domenico Scarlatti em Gelnhausen, Alemanha, e Nagoya, Japão, o concerto dado nesta cidade foi gravado para a televisão japonesa; concertos na Itália e Coreia do Sul em 2008; concerto na Itália a convite da “Associazione Musicale Karl Jenkins” em 2012; recitais de música portuguesa para instrumentos de tecla na Alemanha, Itália e Portugal em 2013. Desde 2015 dá Masterclass do cravo no Porto, especialmente pelo Conservatório de Música do Porto esteve convidado em 2016 como professor do Masterclass, e em 2017 convidado ao concerto de jubileu do 100 anos do Conservatório. Desde 2017 ele tem contracto com a Naxos para Online-Streaming. Em 2018 ele trabalhou como correpetição do curso da música em Casa de Mateus. Pela convite de SESC, em 2019 tocou concertos com o músico Filpo Ribeiro (rabeca) em São Paulo e Santos, no Brasil. Em 2024 convidou uma orquestra renascente MAAC (direção por João Paulo Janeiro) ao evento comemorativo de 50 anos depois de revolução na co-organização com a embaixada de Portugal em Tóquio.
Foi director musical da Orquestra Barroca de Nagoya de 2009 até 2015. Do trabalho realizado com esta orquestra destacam-se a ópera “Xerxes” de G. F. Handel em 2013, “Bastien und Bastienne” de W. A. Mozart em 2015, dirigindo a orquestra ao cravo. Igualmente trabalhou com outras orquestras as óperas “La Finte Semplice” de W.A. Mozart em 2019 e “La Serva Padrona” de Pergolesi em 2021.
Estudou musicologia na “University of Arts” de Aichi, Japão de 1997 a 2001, obtendo o 1º prémio nesta Universidade pela sua dissertação. De 2001 até 2005, estudou trompa natural com Oliver Kersken e cravo com Wiebke Weidanz e Michaela Hasselt na Hochschule für Musik und Theater de Leipzig, Alemanha. Diplomou-se nesta instituição como trompista natural em 2005. De 2005 até 2008 continuou ainda os seus estudos de cravo e Pianoforte com Wiebke Weidanz na Hochschule für Musik und der darstellenden Kunst de Frankfurt am Main, Alemanha. Em 2009 esteve na final do concurso “Osaka International Music Competition”. Escreveu um artigo “Sociology on the square piano from 1817 – A view in Europa at the beginning of 19th century through a original square piano from the era” em 2025.
Desde 2019 é representante de “Yamanote Music Festival” em Nagoya. É vice-presidente da Sociedade Luso-Nipónica de Nagoya desde 2021 (http://www.nagoya-portugal.info), organizando vários concertos apoiados pela Embaixada de Portugal em Tóquio, alías pelo Instituto Camões. Desde 2022 ele trabalha como professor no curso de cravo em “Chubu Gakuin University” no Japão.
Realização
O’Haras
Patrocínio
Sociedade Luso-Nipónica de Nagoya
Kinoshita International
Apoio
Embaixada de Portugal em Tóquio
Kinoie Event
